Biografia e homenagens marcam o centenário de nascimento de Ernesto Vargas Baptista

Biografia e homenagens marcam o centenário de nascimento de Ernesto Vargas Baptista

26/09/2018 0 Por Humberto Marques

Livro sobre a trajetória do engenheiro será lançado no dia 29 de setembro em Campo Grande

Celebrando 100 anos de nascimento de Ernesto Vargas Baptista, uma biografia fala de suas contribuições para o desenvolvimento de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O livro foi escrito por Vera Tylde de Castro Pinto com lançamento no dia 29 de setembro, às 19h, no auditório Acyr Vaz Guimarães, em Campo Grande.

pre BF - 350x250

Ernesto nasceu no dia 8 de setembro de 1918, na Fazenda Issaú, em Ponta Porã, e faleceu em 5 de janeiro de 2011, aos 92 anos, em Campo Grande. Em 1940 concluiu o curso de Bacharel em Ciências e Letras, no tradicional Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. A seguir obteve os diplomas de agrimensor em 1943 e de engenheiro civil em 1946 na renomada Poli-USP (Politécnica da Universidade Estadual de São Paulo).

Ele foi engenheiro, urbanista, professor, prefeito de Amambai e Iguatemi, Secretário de Viação e Obras Públicas do governo de José Fragelli e, em seguida, trabalhou nos governos de Garcia Neto e Frederico Campos ainda no Mato Grosso Uno, e foi também Assessor Especial do setor de transportes nos governos de Wilson Martins, Ramez Tebet, Marcelo Miranda e Pedro Pedrossian, já em Mato Grosso do Sul.

Além de outros trabalhos, como chefe do Dermat (Departamento de Estradas de Rodagem de Mato Grosso), no Alto Araguaia, agrimensor, participante do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) quando acadêmico de engenharia da Poli-USP, deixou em serviços voluntários uma intensa relação de atividades como rotariano, maçom, sócio da Adesg (Associação dos Diplomados na Escola Superior de Guerra) em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Irmã Silvia Vecellio Sai, religiosa dedicada à filantropia, lembra que o “dr. Ernesto faz parte da história do nascimento do novo Hospital São Julião”, ainda nos anos 1970.


Para o ex-governador de Mato Grosso do Sul Marcelo Miranda Soares, Ernesto será sempre lembrado como alguém que trabalhou arduamente em prol do desenvolvimento do Estado. “Eu lembro do Ernesto desde a época de Mato Grosso, antes da divisão do Estado. Ele tinha muita vontade de ajudar, de estar junto, de trabalhar em equipe. Trabalhamos juntos num Estado em que não existia infraestrutura de nada, hoje, depois de dividido, eu estou vendo que todas as cidades de Mato Grosso do Sul estão com asfalto, com rede de água, com energia. Ernesto participou disso tudo com muita determinação, ele resolvia as coisas e gostava de ajudar. Para ele, eu só tenho elogios”, disse.

“Celebrando a Vida – 1918-2018 – Ernesto Vargas Baptista” foi escrito por Vera Tylde de Castro Pinto para relatar e eternizar suas múltiplas atividades e contribuições para a sociedade. “Sua vida é digna de ser celebrada, é relevante e inspiradora. O projeto teve iniciativa da família e só foi possível com uma equipe imprescindível. É com grande alegria que a obra foi aprovada pelo Conselho Editorial do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, passando a integrar sua bibliografia na série Biografias”, ressalta a autora.

O lançamento do livro será realizado no dia 29 de setembro, sábado, às 19h, no auditório Acyr Vaz Guimarães, na sede do IHGMS, na avenida Calógeras, 3.000, Esplanada da Ferroviária, em Campo Grande.

"Celebrando a Vida - 1918-2018- Ernesto Vargas Baptista" presta homenagem a engenheiro e ex-prefeito de Amambai e Iguatemi. (Foto: Divulgação)

“Celebrando a Vida – 1918-2018- Ernesto Vargas Baptista” presta homenagem a engenheiro e ex-prefeito de Amambai e Iguatemi. (Foto: Divulgação)

Contendo dez capítulos, a vida de Ernesto Vargas Baptista foi ilustrada com fotos e documentos de época e complementada com os depoimentos de familiares e pessoas que com ele conviveram.

Sua filha, Ana Luzia Batista Abrão, ficou responsável pela pesquisa de conteúdo, enquanto a professora Maria Luiza Pimenta da Cunha foi a digitadora. Danieli Souza Bezerra transcreveu as inúmeras entrevistas, o projeto gráfico é de Marisa Nachif, revisão por Marco Antonio Storani, e apoio da Life Editora com impressão e acabamento do livro.

A obra foi prefaciada pelos professores membros do Conselho Editorial do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, Lucia Salsa Corrêa, vice-presidente do Instituto e Valmir Batista Correa, Presidente do Conselho.

Homenagens

  • No dia 23 de maio deste ano, Ernesto foi homenageado, in memoriam, com a Ordem do Mérito Legislativo de Mato Grosso, Comenda Senador Filinto Müller, em Cuiabá (MT).
  • No dia 31 de agosto, o Sesc/Senac/Fecomércio inaugurou em Ponta Porã sua nova unidade, levando seu nome em homenagem. A solenidade contou com a presença de Ana Luzia Batista Abrão, representando a família de Ernesto Vargas Baptista, diretora regional do Sesc, Regina Ferro, do presidente do Sistema Fecomércio, Edison Araújo, do diretor regional do Senac, Vítor Mello, e do prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo. O local vai proporcionar ações voltadas ao esporte, saúde e qualificação.
  • No dia 26 de setembro, a Academia de Letras de Amambai realizará sessão de Instalação, sendo Ernesto o patrono mor da Academia e patrono da 15ª cadeira. A Academia foi pensada e estruturada nos moldes da Academia Brasileira de Letras, com 40 cadeiras e 40 patronos.
  • Também no dia 26 de setembro, a Câmara Municipal de Amambai realiza moção de congratulação aos familiares do primeiro prefeito, Sidney Vargas Baptista, e do sexto prefeito, Ernesto Vargas Baptista. A solenidade será realizada na Câmara, às 18h.
  • A Loja Maçônica Silo Vargas Batista, de Iguatemi, prestará homenagem à Ernesto no dia 7 de outubro. O evento será realizado na sede, às 11h.
  • E, ainda no segundo semestre desse ano, a Poli-USB lançará o Certificado Ernesto Vargas para aluno ou grupo de alunos destaque em trabalho de conclusão de curso de engenharia civil, com foco em sustentabilidade.

(Da assessoria)