Mais 3 UBSFs no Lagoa adotam horário estendido e 2 entram na lista no Anhanduizinho

Mais 3 UBSFs no Lagoa adotam horário estendido e 2 entram na lista no Anhanduizinho

01/04/2019 0 Por Humberto Marques

Unidades no Buriti, Batistão e Coophavila 2 vão funcionar das 7h às 19h; mudanças atingem 12 postos , incluindo os do Macaúbas e Aero Rancho 4

A partir desta segunda-feira (1º), o horário de atendimento de 12 UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) de Campo Grande foi ampliado, chegando a 44 o total que funciona em expediente ampliado, ou 70% da rede de Atenção Básica de Campo Grande, conforme resolução publicada no Diário Oficial do Município. A medida atinge de imediato 3 unidades no Lagoa.

A alteração foi implementada poucos dias depois de Marcelo Vilela deixar a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Ele, que deu início ao processo de expansão dos horários na gestão de Marquinhos Trad (PSD), entregou o cargo na semana passada em meio a críticas sobre a falta de médicos para prestar atendimento à população. Centralizada nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde), a reclamação também atingiu as UBSs e UBSFs recentemente –o COMUNIDADE.MS anotou queixas em redes sociais de usuários acerca de várias unidades em horário expandido que estariam sem equipes fechadas.

No Lagoa, passam a funcionar das 7h às 19h (com intervalo no almoço), já desde esta segunda, as UBSFs Dr. Ivan Hildebrand da Costa, no Buriti, a UBSF do Batistão e a UBSF Alfredo Neder, na Coophavila 2.

Duas unidades vão aderir ao horário ampliado no Anhanduizinho, mas das 7h às 17h, ininterruptamente: a UBSF Dra. Sônia Lydia Souza Wolf, no Jardim das Macaúbas, que opera no novo horário a partir de 8 de abril; e a UBSF Dr. Nelson Tokuei Shimabukuro, no Aero Rancho 4, que vai alterar o expediente a partir de 18 de abril.

Três unidades do Lagoa entraram nesta segunda-feira no esquema de horário estendido. (Foto: PMCG/Divulgação)


Mais 7 UBSFs terão os horários alterados na cidade. Em 1º de abril, passam a atender das 7h às 19h as unidades Dr. Antônio Pereira, no Tiradentes (Bandeira); Dr. Astrogildo Carmona, na Carlota (Bandeira); Coronel Antonino (Segredo); José Tavares do Couto (Segredo); e Aero Itália (Imbirussu). A UBSF Dra. Marly Anna Tatton Berg Gonçalves Pereira, no Jardim Marabá (Prosa), passa a funcionar das 7h às 17h.

No dia 8, a UBSF Jurandyr de Castro Coimbra, no Zé Pereira (Imbirussu) passará a atender das 7h às 19.

O processo de expansão de horário na rede pública de atenção básica teve início em janeiro deste ano e a expectativa é de que até junho as 68 UBSFs funcionem em uma das três modalidades previstas: 7h às 19h, 7h às 17h ou 06h às 18h.

De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Básica da Sesau, Gabriel Valdez, o objetivo é facilitar o acesso e, consequentemente, melhorar a assistência à população.

“A intenção é garantir o acesso ao serviço de saúde e oportunizar que paciente receba o atendimento adequado. Muitos deixar de buscar o atendimento na atenção básica justamente por causa do horário. Desta forma, vamos garantir ao cidadão que trabalha o dia inteiro um tempo a mais para que ele possa buscar o atendimento perto de casa, inclusive, sem a necessidade de precisar chegar horas antes e ficar esperando dias para agenda uma consulta”, disse, via assessoria.

Confira nas imagens divulgada pela prefeitura as unidades que já atendem em horário especial.