Prefeitura oferece 300 vagas em seleção simplificada para Auxiliar Pedagógico Especializado

Prefeitura oferece 300 vagas em seleção simplificada para Auxiliar Pedagógico Especializado

05/12/2018 0 Por Humberto Marques

Semed lotará profissionais em creches e Ceinfs para dar apoio a alunos com necessidades específicas devido a deficiência ou transtornos globais de desenvolvimento.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu na quarta-feira (5) às 10h as inscrições para o processo seletivo simplificado para auxiliar pedagógico especializado, para atuação nos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) e escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino). No total estarão disponíveis 300 vagas, além de cadastro reserva, com jornada de 20 horas semanais. Os salários não foram informados no edital.

Somente poderão se inscrever no processo seletivo simplificado profissionais sem vínculo efetivo com a Reme, no período em que for atuar. O profissional designado para a função de auxiliar pedagógico especializado oferecerá apoio pedagógico especializado, por meio de metodologias que atendam às necessidades específicas dos alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, matriculados em classes de ensino comum das unidades da Rede.

O público-alvo da educação especial são alunos que apresentam dificuldades de locomoção, higiene, alimentação e/ou possuem alterações qualitativas relacionadas às interações sociais e de interesse que requerem o uso da tecnologia assistiva.

Entre as atribuições do auxiliar pedagógico especializado estão: atuar na sala de aula e nos espaços físicos das unidades de ensino para viabilizar o acesso dos alunos da educação especial aos conhecimentos e conteúdos curriculares, por meio da adequação de atividades didático-pedagógicas e da disponibilização de recursos de acessibilidade; promover a interação e a integração do aluno na sala de aula, nos diferentes espaços da unidade de ensino e em eventos promovidos pela Divisão de Educação Especial da Semed quando lhe for solicitada a presença.

Caberá também ao profissional organizar as estratégias e os recursos, a partir das necessidades específicas descritas no estudo de caso do aluno para a elaboração do plano educacional individualizado, com base no planejamento do professor regente, em consonância ao referencial curricular previsto para o ano letivo do aluno. Outra atribuição será a de registrar o processo de desenvolvimento da aprendizagem do aluno, com anotações das intervenções e adequações didático-pedagógicas e os resultados alcançados, por meio de diário e relatório bimestral


Na ausência do aluno assistido pelo auxiliar pedagógico especializado em dia letivo, esse profissional apoiará, em sala de aula, o professor regente.

As inscrições serão realizadas somente via internet, no endereço http://www.campogrande.ms.gov.br/seges/processoseletivo/, até às 22h de quinta-feira (6). Os detalhes do edital referente ao processo seletivo podem ser conferidos na página 4 da edição do Diogrande de terça-feira (4).

(Da assessoria)