Prefeitura recebe nos dias 19 e 20 inscrições em seleção para tradutor e intérprete de Libras

Prefeitura recebe nos dias 19 e 20 inscrições em seleção para tradutor e intérprete de Libras

17/11/2018 0 Por Humberto Marques

Processo seletivo visa a contratar profissionais para a Reme; foram abertas 40 vagas e será formado cadastro reserva.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), publicou na quarta-feira (14) o Edital n. 31/2018, que define abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado de tradutor e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), em Língua Portuguesa, para atuação nos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) e demais unidades escolares da Reme (Rede Municipal de Ensino) da Capital.

O edital objetiva a normatizar os procedimentos para o processo seletivo simplificado, por tempo determinado, para a função de tradutor e intérprete de Libras nos centros nas instituições da Reme, mediante necessidade e demanda.

Somente poderão se inscrever profissionais sem vínculo efetivo com a Reme. O edital prevê a oferta de 40 vagas mais cadastro reserva para jornada de 20 horas semanais.

As inscrições serão realizadas somente via internet, a partir das 10h do dia 19 de novembro até às 22h do dia 20 de novembro de 2018, pelo site http://www.campogrande.ms.gov.br/seges/processoseletivo.

Inscrições em processo seletivo simplificado da Reme para tradutor e intérprete de Libras serão realizadas entre os dias 19 e 20 de novembro. (Foto: PMCG/Divulgação)

Inscrições em processo seletivo simplificado da Reme para tradutor e intérprete de Libras serão realizadas entre os dias 19 e 20 de novembro. (Foto: PMCG/Divulgação)


O profissional designado para a função de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Língua Portuguesa oferecerá, em caráter complementar e suplementar ao currículo, apoio pedagógico especializado por meio de metodologias que atendam às necessidades específicas dos alunos com surdez, público-alvo de atuação desse profissional, matriculados em classes de ensino comum das unidades da Reme.

Entende-se por aluno com surdez aquele que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais e manifesta a própria cultura, principalmente pelo uso da Libras.

A presença, em sala de aula e em outros ambientes educacionais, do tradutor e intérprete de Libras é importante para que os alunos com surdez usuários da Língua Brasileira de Sinais tenham acesso aos conteúdos escolares, com vistas à melhoria do atendimento e ao respeito à diversidade linguística e sociocultural.

Para se inscrever no processo seletivo simplificado de tradutor e intérprete de Libras/Língua Portuguesa, os profissionais deverão atender aos seguintes requisitos:

  • ser graduado na área da educação com licenciatura plena;
  • possuir especialização lato sensu na área da educação especial ou estar cursando, situação que deverá ser confirmada com declaração da instituição de ensino que comprove pelo menos 50% (cinquenta por cento) de conclusão do curso;
  • no caso de o candidato estar cursando especialização lato sensu na área da educação especial, quando da inscrição, no ato da posse já deverá tê-la concluído;
  • possuir certificação de aprovação no exame de proficiência em tradução e interpretação de Libras/Língua Portuguesa, expedido pelo MEC (Ministério da Educação) ou a certificação para o uso e ensino da Libras-Prolibras; entre outras.

Quem quiser conferir o Edital, na integra, poderá acessar a edição n. 5.406 do Diário Oficial de Campo Grande, publicado em 14 de novembro e disponível no endereço eletrônico http://portal.capital.ms.gov.br/diogrande.

(Da assessoria)